Mundial de Kart no Brasil

Venha fazer parte da nossa equipe

Mundial de Kart no Brasil em 2020 com a tradição de revelar talentos para F1

Comece a treinar para o Mundial de Kart no Brasil com um dos melhores Chassis Italianos, Best Kart/AMV!

Treinando com nossos Chassis, o piloto vai competir com a mesma qualidade de Chassis que os Europeus treinam.

Pela primeira vez no Brasil, o Mundial de Kart será realizado no kartódromo de Birigui (SP), O Speedpark e, para quem ama o esporte, é possível treinar aqui no Brasil com a mesma qualidade de chassis dos europeus.

A competição no Brasil

Felipe Massa, Presidente da Comissão Internacional de Kart CIK-FIA, é um dos principais responsáveis pela vinda da competição para o Brasil e diz:

“Estou super feliz porque é um momento histórico para o kart brasileiro. Eu fico emocionado em fazer parte disso, em poder ajudar a criar esse momento tão importante para o automobilismo brasileiro. É o primeiro Mundial de Kart que acontece no Brasil, então sem dúvida será um campeonato importantíssimo. Agradeço a todos que fizeram parte desse projeto e que vão fazer parte desse campeonato”

Em 1994, foi a última vez em que o Mundial de Kart foi disputado na América do Sul, em Córdoba, na Argentina.

Como será o formato da competição

O Mundial é dividido em duas categorias: OK Júnior e OK. Sendo que a OK Júnior é para pilotos entre 12 e 14 anos e a OK para pilotos acima de 15 anos de idade.
Este ano, a competição foi disputada em Alaharma, na Finlândia, e o brasileiro Rafael Câmara conquistou o vice-campeonato mundial na categoria OK Júnior.
Em 2020 o campeonato será entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e serão esperados mais de 200 competidores.

O circuito

Em 2020 o campeonato será entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro e serão esperados mais de 200 competidores.
O Speedpark é um complexo de lazer e esporte com uma pista oficial de 1280 metros de extensão para competições nacionais e internacionais e fica localizado no km 524 da Rodovia Marechal Rondon.
Inaugurado oficialmente na data de comemoração dos 58 anos do nascimento de Ayrton Senna, mais precisamente em 21 de março de 2018, seu proprietário Ricardo Gracia ficou extremamente feliz em receber em seu kartódromo o Mundial de Kart de 2020.

“Estamos muito felizes em receber o Mundial de Kart de 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro. Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande Mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, diz Ricardo.

Rivalidade no kart chegou na F1

Na atual temporada Verstappen e Leclerc são os que mais despontam e Verstappen já venceu 7 corridas na F1, sendo o quarto colocado atualmente.
Leclerc é o atual terceiro colocado na tabela, é a grande sensação de 2019 com duas vitórias e seis pole positions pilotando pela Ferrari, superando o companheiro Sebastian Vettel.
Verstappen foi campeão do mundo no kart em 2013 na categoria KZ 125 cc, que são karts com marchas. Leclerc foi campeão do mundo em 2011 na categoria KF3, categoria Júnior e são rivais desde os tempos do kart.

Os Caminhos para chegar a F1

Cada um trilhou um caminho vindo do kart à F1, Verstappen estreou na Toro Rosso em 2015 com apenas 17 anos de idade.
Leclerc teve um caminho mais longo para chegar na F1, migrando do kart em 2014 para correr na Fórmula Renault, depois vencendo a GP3 em 2016 (atual F3) e sendo campeão da F2 em 2017, antes de fazer sua estreia na F1 pela Sauber em 2018.
Um outro nome com histórico no Mundial de Kart é Lando Norris. Foi campeão mundial com 14 anos na categoria KF e cinco anos depois já fez sua estreia na F1. Na sua segunda corrida na F1, conseguiu o sexto lugar no GP do Bahrein.

Futuros pilotos da F1

A maior parte dos pilotos de F1 iniciam suas atividades no kart e não é exagero dizer que pelo menos dois competidores que disputarem o próximo Mundial de Kart deverão chegar na F1 entre 2025 e 2026.

Dennyon é representante da marca Italiana de kart BESTKART/AMV para a América do Sul e assim temos uma parceria com a fábrica onde o piloto treina com um kart exatamente igual ao que pode competir na Europa.

Se o piloto optar por disputar o campeonato Europeu ou Italiano pode comprar o kart igual ao que treina aqui no Brasil e será montado um exatamente com o mesmo SETUP que já treina, podendo ficar mais familiarizado com as competições na Europa.

O piloto de kart disputando um campeonato Europeu, tem mais visibilidade com as Scuderias como MERCEDES, FERRARI, REDBULL, MCLAREN, entre outras.

Vale a pena conferir de perto o Mundial de Kart em Birigui e quem sabe, adivinhar quem serão os próximos nomes da F1!

Fale Conosco

Estamos esperando você!